quarta-feira, 15 de abril de 2009

Analisando trecho do filme Grande Ditador



(Foto acima dos alunos do 3° Ano, da esquerda para direita, Leandra, Jéssica, Taisy, Pedro e Pamela)


Filme: O Grande Ditador


Charles Chaplin



Esse filme fala do grande acontecimento na Europa, principalmente na Alemanha, quando se desenrolou a 1ª Guerra Mundial. Na verdade esse filme foi uma grande crítica ao próprio Hitler, que assistiu o filme, e o censurou. Censurou porque além de passar por cima de princípios, o filme relatava as verdades acontecidas naquela época, como: a autoridade de Hitler, sem contar com os problemas sociais, pois a sociedade bastante sofreu com a guerra porque não tinham liberdade de expressar suas vontades e sentimentos. Além de que guerrilheiros eram na sua maioria pessoas sem preparo algum, pois na explosão dessa guerra, homens dos países envolvidos na mesma eram convocados mesmo sem saber manejar uma arma. Outro grande problema era o ódio dos Alemães para com os judeus, por esse mesmo motivo milhões de pessoas perderam suas vidas. Contudo, essas críticas que o filme relatou era a pura realidade que se passou na época, em que mais uma vez o ser humano brigava para adquirir poder.



Autoria: Aluno Pedro Henrique. Série: 3º A







Filme: O Grande Ditador Charles Chaplin O primeiro filme falado de Charles Chaplin; um grande pensador critica a postura de Hitler, faz piada do despreparo de homens perante a guerra, muitos dos soldados na Primeira Guerra nem sabiam pegar uma arma, nem mesmo lançar uma granada, a impressão que tive do filme foi que no momento em que estavam nas trincheiras; um soldado pegou uma bolsa de granada e os outros também pegaram, foi como se o primeiro soldado fosse um modelo a ser seguido. Sendo assim, no decorrer do filme, pude perceber que Hitler foi uma pessoa muito autoritária, isso se enfatizou quando ele estava discursando perante seu povo, pois ele falava muito sério, como se ele estivesse mandando nas pessoas que estavam ali presentes. Além disso, a Primeira Guerra Mundial foi muito desorganizada em minha opinião; esse atrito aconteceu por muito pouco, aumentando o ar de superioridade dos alemães e dos seguidores de Hitler, para com os judeus e outros habitantes da Alemanha. Concluo que teve muitos problemas, por uma mera futilidade de um homem que queria conquistar o mundo, e, no entanto, não agüentou a pressão que ele mesmo causou, vindo a se suicidar, e deixando os problemas para que nós resolvêssemos.



Autoria: Aluna Pamela Meneghetti. Série: 3º A











Filme: O Grande Ditador Charles Chaplin Um acontecimento mais preocupante no filme, é a Primeira Guerra Mundial, onde as pessoas estavam privadas de seus direitos. Essa guerra aconteceu na Tomania (Alemanha), mostrado de um jeito diferente, com humor para relatar o despreparo dos soldados diante daquele situação. Nessa época tinha um grande ditador, muito autoritário e severo no qual se chamava Hitler. Ele fez as piores coisas que poderia ser feita com o ser humano, recriminando aqueles que não fossem Alemães. Quando Hitler fazia seus discursos, ele demonstrava ódio diante de multidões e autoridade para ser superior a todos. A guerra interna era dos Alemães contra os Judeus. Os alemães tinham muito poder, ao contrário dos Judeus, que eram discriminados. A relação entre eles eram as piores possíveis, havia ódio sem limite contra os Judeus. O filme crítica a postura de Hitler, por ser uma das piores que já existiu, por fazer tanto mal. Autoria: Aluna Taisy Ap. dos Santos Souza . Série: 3º A






Filme: O Grande Ditador


Charles Chaplin


A primeira guerra mundial foi um grande acontecimento que se passou na Alemanha na cidade chamada Tomania. No filme Chaplin fazia o papel de judeu e em determinados momentos ele fazia o papel de soldado, na Primeira Guerra, devido os conflitos entre os Alemães e Judeus. Também havia o mal relacionamento entres eles, eram uma total falta de respeito. Na época Charles fazia o papel de soldado e em muitos de seus discursos ele criticava severamente o Hitler, principalmente na sua maneira de impor sua autoridade. Chaplin era um soldado idealista e um pouco atrapalhado, no papel de judeu ele defendia seus ideais e seus direitos. Charles Chaplin no seu papel de judeu ele trabalhava como barbeiro. Tem um trecho do filme em que o Charles faz o papel de soldado em que ele esta na guerra só que em meio a fumaça, ele acaba se perdendo e acaba entrando em território inimigo e quando ele percebe, ele começa a fugir. Esta parte foi a que eu mais gostei.



Autoria: Aluna Leandra da Silva Ferreira. Série: 3° A

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sonhos

Este vídeo é estimulante porque nos faz repensar sobre as grandes invenções, imaginar o quanto os sonhos sao importantes em nossa vida, e na história da humanidade.

Hino de Mato Grosso e Hino Nacional do Brasil



A beleza deste vídeo reside na divulgação da multiplicidade cultural existente no estado de Mato Grosso. Nele visualizamos o sertanejo, o indígena, o afro-descendente. Entre outras peculiaridades temos o trabalho do artesão, a viola de cocho, as danças e comidas típicas. Também encontramos lindas imagens da fauna e da flora que figuram este estado, um misto de sons, cores, cheiros e sabores, uma complexidade de sentidos! Isto é bem Mato Grosso!






Esta releitura do Hino Nacional Brasileiro explora a cultura brasileira, as danças tipicas, as especificidades regionais, comprovando a antiga idéia de que temos diferentes brasis no Brasil.

domingo, 12 de abril de 2009

Páscoa




Ao pesquisar o significado da Páscoa encontramos mais que um sentido, para os judeus uma comemoração após a libertaçao do julgo no Egito antigo, para os cristãos a ressurreição de Cristo, e juntamente a esses sentidos agregaram-se os simbolismos como os ovos de chocolate e a imagem dos coelhinhos, os quais, entre tantas explicações representam uma nova vida ou recomeço, a fertilidade, e quem diria, o gosto pelo chocolate que era utilizado nos rituais sagrados, de sacrificios dos astecas.

http://www.suapesquisa.com/historia_da_pascoa.htm

Percebemos como uma comemoração aparentemente ou predominantemente cristã reune elementos de outras culturas. Em comum está o elemento sagrado, e da vida.
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1scoa

Autoria: Janaina Pitas